sexta-feira, 25 de maio de 2012

HP PSC 1315 All-in-one não instala

O problema

Fui instalar uma Multifuncional HP PSC 1315 em PC aqui do trabalho e me deparei com a seguinte situação: o instalador do driver, após a descompactação, não executava, simplesmente o processo morria. Tentei descompactar o pacote de instalação manualmente e executar o arquivo setup.exe mas também não funcionou. A partir daí executei os procedimentos básicos como baixar o driver de novo, reiniciar o PC, procurar outro driver, instalar manualmente pelo windows...

Verifiquei que manualmente pelo windows a multifuncional instalava corretamente, dessa maneira concluí que o problema estava relacionado apenas com o instalador da HP e não com o hardware.

Causa

Após muito pesquisar, descobri que o instalador da HP utiliza o aquivo autorun.inf para guardar as diretrizes de instalação e que a opção de Autorun do Windows estava desabilitada. Isso fazia com que o processo morresse no momento que o instalador acionava estas diretrizes

Solução

Para corrigir este problema, basta apagar a chave HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\IniFileMapping\Autorun.inf do registro do Windows e reiniciar o PC. Feito isto, o instalador volta a funcionar normalmente.

Caso se trate de uma reinstalação, é interessante apagar qualquer vestígio da instalação anterior, isto pode ser feito da seguinte maneira:


  • Na pasta C:\Arquivos de Programas apagar todas as pastas relacionadas à HP e, em seguida, fazer o mesmo na pasta Arquivos Comuns.
  • Abra o programa Ccleaner, execute e limpeza dos arquivos temporário e depois, na aba Registro, procure todos os erros e corrija-os. Faça isso até não acusar mais nenhum erro de registro. Reinicie o computador e pronto.

Nenhum comentário: