“Há algo de especial no espírito das cidades do interior do Brasil. As tardes e noites tranquilas, sem nada para fazer, que levam os jovens a saírem de casa e gastarem o tempo sentados nas esquinas, jogando conversa fora ou tocando violão são um bom exemplo. Sem maldade aparente, passar noites de frio se aquecendo ao relento à base de um conhaque qualquer ou fazendo um churrasco com os amigos é uma arte que exercita a sociabilidade e simplicidade. As pessoas parecem inocentes, mas não menos felizes.
Umuarama, no noroeste do Paraná, é uma dessas cidades. Com cerca de 100 mil habitantes, ela também é o berço da banda Nevilton, power trio de rock simples e direto que lança seu disco de estreia, “De Verdade”, pelo selo Sombrero/Fora do Eixo Discos e pelo Álbum Virtual da Trama.”
Desde setembro, está no ar da nossa aldeia o primeiro disco da banda umuaramense preferida da galera, Nevilton!… “De Verdade” é o título, que também poderia ser “Até Que Enfim” (como brincou nosso amigo Derrame).
“…Nevilton é rock sem ser carrancudo, com assinatura tupiniquim da melhor estirpe. Não porque emule regionalismo em todas as músicas, mas porque se utiliza dos elementos da música brasileira para emoldurar canções pop assobiáveis. Sem vergonha de citar Tião Carreiro e Pardinho, forrozeiros, Placebo e Sidney Magal nos shows, eles incorporam as mais difusas inspirações em músicas de três ou quatro acordes. Coisa de quem cresceu ouvindo muita rádio no interior – e, mais tarde, montou sua primeira banda para tocar cover das músicas que sua turma gostava.
O resultado são rocks que, por mais que entortem sua harmonia com acordes dissonantes e quebradas de ritmo, mantém uma veia pop indiscutível. É música de apelo radiofônico sem ser vulgar, pop-rock inteligente de fácil assimilação sem ser rasteiro. Unido ao carisma da banda, não é de se espantar que, independente do tamanho da plateia, após alguns minutos de show qualquer público esteja domado e repetindo as letras.”
Músicas
01. Nevilton - Pressuposto [02:40]
02. Nevilton - A máscara [03:14]
03. Nevilton - Tempos de maracujá [04:14]
04. Nevilton - Bolerotheque [03:26]
05. Nevilton - Bolo espacial [04:39]
06. Nevilton - Ballet da vida irônica [03:24]
07. Nevilton - Fortuna [03:27]
08. Nevilton - Vitorioso adormecido [03:25]
09. Nevilton - Luz demais pr'eu dormir [04:45]
10. Nevilton - Por um triz [03:20]
11. Nevilton - Paz e amores [02:10]
12. Nevilton - Delicadeza [02:36]
13. Nevilton - Cala e forma [04:36]
14. Nevilton - Me espere [03:36]
Você pode baixar o disco gratuitamente pela página do Nevilton na Trama Virtual. Lembrando que o download por lá é remunerado para o artista, o que é uma mão na roda para os roqueiros independentes do Brasil. É por esse único e exclusivo motivo que não disponibilizo um link do Media Fire ou de outro site de download.
Também é possível ouví-lo nesse exato mometo pelo player abaixo.
“…Como um verdadeiro operário da música, ele [Nevilton] tem trabalhado nos últimos anos em busca do sucesso, em um esquema de guerrilha. Chegou a hora de colher os resultados. Ouça o disco, vá ao show. Você não se arrependerá.”
- Tiago Agostini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário